segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Roteiro de férias



Nas férias é muito bom deixar as crianças ocupadas e sempre supervisionadas por adultos. Com esses pequenos, todo cuidado é pouco!


ROTEIRO DE FÉRIAS DE JANEIRO - 2009
05/01/2009 SEGUNDA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-CHICOTINHO QUEIMADOAs crianças assentam em roda enquanto outra criança (que foi escolhida) anda em volta, no ritmo da música, com um chicotinho na mão (improvisar algum objeto: pedaço de barbante, por exemplo). Batendo palmas todos cantam:– Chicotinho queimado é um bom rapaz, quem olhar pra trás, leva chicotada!A criança que está com o chicotinho deverá colocá-lo atrás de alguma criança que está assentada, sem que ela perceba. Todos continuarão cantando até que ela desconfie e saia correndo atrás da que colocou o chicotinho, tentando alcançá-la. Para não ser pega, ela deverá correr e tentar assentar no lugar da que se levantou. Se for pega, ficará “de molho” no centro da roda até ser substituída por outra que foi pega.

2-PULAR CORDA

3-HORA DO CONTO NA BIBLIOTECA

06/01/2009 TERÇA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1- AMARELINHA ( pode desenhar Uma amarelinha ou usar amarelinha que tem no colégio)Desenhar no chão a amarelinha – é uma figura formada de quadrados e retângulos (chamados de casas), em formato de uma cruz, com um grande círculo no final – chamado de “céu”. São 03 quadrados em seqüência, dois retângulos formando a parte transversal da cruz, outro quadrado e um grande círculo, que é o “céu”. Todas as casas são enumeradas (de 1 a 6).A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha achatada nas casas (uma de cada vez, em rodadas onde todos participam) e, com pulos de um pé só, a criança saltará a casa onde a pedra está, fazendo o percurso da amarelinha (nas casas 4 e 5, a criança pode pisar com os dois pés (um pé em cada casa) se a pedrinha não estiver lá).

2- ESCONDE-ESCONDE

3-PREPARAR BOLACHINHAS

07/01/2009 QUARTA-FEIRA
HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1- BOCA DO FORNOUma criança é escolhida para ser o “mestre”, as outras crianças deverão cumprir a ordem que o mestre mandar.A brincadeira começa com o mestre fazendo as perguntas e todos juntos respondemMestre diz: Boca de forno?Todos: Forno!Mestre: Tira bolo?Todos: Bolo!Mestre: O que o mestre mandar?Todos: Faremos todos!Mestre: E se não fizer?Todos: Ganharemos bolo!O mestre dá a ordem e todos saem correndo para executá-la:Ex.: Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma pedrinha redondinha!; Vai ali, vai ali, vai ali e abrace um poste! Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma formiguinha viva! Use a criatividade! As crianças cumprem a ordem rapidamente e voltam correndo para a roda. Quem chegar por último leva “bolo” (ou tapinha na mão). O “bolo” pode ser substituído por uma “prenda” (as crianças escolhem alguma atividade – cantar, imitar um palhaço, fazer ginástica, etc – para o que chegou por último fazer).

2- DOMINÓ GIGANTE

3-FAZER BRIGADEIRO

08/01/2009 QUINTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-POLÍCIA LADRÃOSeparar dois grupos de crianças, um grupo será os ladrões e o outro a polícia. Reservar um espaço para ser a cadeia. A brincadeira começa com um tempinho para que os ladrões se escondam e então os policiais irão procurá-los.Ao serem pegos eles ficarão na prisão, mas o ladrão que estiver solto tentará salvar o colega que está preso.O jogo acaba quando os ladrões estiverem presos.Recomeçar a brincadeira trocando as crianças de grupo.

2-FUTEBOL PARA MENINOS E BOLA LIVRE PARA MENINAS

3-BAILINHO NO SALÃO


09/01/2009 SEXTA-FEIRA (LEVAR UMA LEMBRAMCINHA P/ CASA)

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-PEGA BANDEIRADuas crianças tiram “par ou ímpar” para escolher os times (que deverão ter o mesmo número de jogadores). Se por acaso faltar uma pessoa, o time menor terá uma “vida” (ou seja, se perder um componente, tem direito de tê-lo de volta uma vez). Dividir o campo traçando uma linha no meio e nas extremidades dos campos, onde ficarão as bandeiras. O objetivo do jogo é tentar roubar a bandeira (que pode ser um galho de árvore, um pano amarrado em uma madeira, etc) do time adversário. Os jogadores tentarão alcançar a bandeira sem deixar ser tocado pelos jogadores do outro time. Cada jogador tentará evitar que a sua bandeira seja roubada e também tentará prender o jogador do time adversário. Quando o jogador for tocado no campo adversário, ficará colado no lugar onde foi pego, até que um jogador do seu time consiga descolá-lo.Vence o jogo quem conseguir roubar a bandeira, levando-a para o seu campo.

2-BRINQUEDO DE CASA

3-DESFILE DE BONECAS E DE CARRINHOS

LEVAR A LEMBRANCINHA


12/01/2009 SEGUNDA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-SEU RATINHO ESTÁ?
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro, é o ratinho e a outra fica do lado de fora, é o gato.O gato corre em volta da roda cantando:– Quantos horas são?Todos que estão na roda respondem:– Uma hora! (e assim sucessivamente)Em certo momento o gato pára perto de alguma criança e pergunta:– O seu ratinho está?A criança responde:– Está, mas está escovando os dentes (a criança vai inventando pretextos para proteger o rato).O gato continua cantando na contagem em que ele parou, por exemplo: – Quantas horas são?– Quatro horas!O gato pára outra vez e pergunta:– Seu ratinho está?A criança responde que sim, então o gato corre atrás do rato para tentar pegá-lo.A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.

2-ESCONDE-ESCONDE


13/01/2009 TERÇA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-CABRA CEGAUma criança é escolhida para ficar com os olhos vendados. – Cabra cega?– Senhor!– De onde você veio?– Lá detrás da serra!– O que você trouxe?– Um saquinho de farinha.– Me dá um pouquinho?– Não!As crianças começam a beliscar o saquinho de farinha da cabra-cega ela que está no meio da roda, tentará agarrar alguém. A criança que for pega, passará a ser a cabra-cega e aí a brincadeira recomeça.

2-DOMINÓ GIGANTE
3-PASSAR ANEL

14/01/2009 QUARTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-BRINCADEIRAS: GATO MIA
A criança escolhida para ser o pegador precisa sair do recinto para os outros se esconderem. Quando voltar, no escuro, deve começar a procurar os amigos. Para ajudar na busca, ele pode fazer gracinhas para tentar fazer os "gatinhos" escondidos rirem e se denunciarem. Toda vez que o pegador encontrar um, deve dizer: "Gato, mia". Quem for pego mia, disfarçando a voz para o outro adivinhar quem é. Se acertar, o "gato" passa a ser o novo pegador. Se não, o jogo recomeça com o mesmo pegador.
2-TIRAR O RABO DO LEÃO
3-ELEFANTE COLORIDO
15/01/2009 QUINTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-BRINCADEIRAS: RABO DE BURRO
Um desenho de burrinho é colado na parede. O rabo, feito de feltro e com um pedaço de fita adesiva dupla face na ponta, fica separado. Com os olhos vendados, cada criança vai ter de acertar o lugar do rabo. Vence quem pregá-lo mais próximo.
2-PULAR CORDA
3- BOLINHA DE SABÃO COM CANUDINHO
16/01/2009 SEXTA-FEIRA (LEVAR UMA LEMBRANCINHA P/ CASA)

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1- CORRIDA DO SACO (PODE USAR SACO DE LIXO) cuidado!!!!!!!!!!!!!!!
Os corredores precisam de um saco de estopa ou de farinha. Cada um entra no seu saco, conta-se até três e todos saem pulando ao mesmo tempo. O vencedor é quem cruzar primeiro a linha de chegada.
2-BRINQUEDO DE CASA
3- FAZER MASSINHA DE FARINHA
LEVAR LEMBRANCINHA
19/01/2009 SEGUNDA-FEIRA

OBS: ESCREVAM NA AGENDA PARA AS MÃES MANDAREM NA SEXTA-FEIRA EM UMA SACOLA PARA AS MENINAS UMA ROUPA DA MÃE E PARA OS MENINOS UMA ROUPA DOS PAIS. VAMOS MONTAR UM TEATRINHO E AS CRIANÇAS IRÃO USAR AS ROUPAS NO TEATRO. QUE CHIC!!!!!

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-BRINCADEIRAS: OVO NA COLHER (BOLA DE TÊNIS)
Esta precisa de um espaço grande - na quadra, por exemplo - e, de preferência, um local que possa fazer certa sujeira. Enfileirados lado a lado, cada participante coloca cuidadosamente um ovo cozido – ou não – numa colher e corre para frente. Vence quem chegar primeiro.

2-ESCONDE-ESCONDE

3-FAZER TINTA CASEIRA COM ESPINAFRE
20/01/2009 TERÇA-FEIRA

HORA DO LANCHE
HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-CORRE COTIA
Conhecida também como "Lenço atrás", os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o "cantador", o outro se senta e a brincadeira recomeça.
2-AMARELINHA
21/01/2009 QUARTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-CHICOTINHO QUEIMADOAs crianças assentam em roda enquanto outra criança (que foi escolhida) anda em volta, no ritmo da música, com um chicotinho na mão (improvisar algum objeto: pedaço de barbante, por exemplo). Batendo palmas todos cantam:– Chicotinho queimado é um bom rapaz, quem olhar pra trás, leva chicotada!A criança que está com o chicotinho deverá colocá-lo atrás de alguma criança que está assentada, sem que ela perceba. Todos continuarão cantando até que ela desconfie e saia correndo atrás da que colocou o chicotinho, tentando alcançá-la. Para não ser pega, ela deverá correr e tentar assentar no lugar da que se levantou. Se for pega, ficará “de molho” no centro da roda até ser substituída por outra que foi pega.

2-PULAR CORDA

3- PREPARAR MASSINHA AMARELA COM TINTA CASEIRA UTILIZANDO CENOURA.

22/01/2009 QUINTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO
HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-SEU RATINHO ESTÁ?
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro, é o ratinho e a outra fica do lado de fora, é o gato.O gato corre em volta da roda cantando:– Quantos horas são?Todos que estão na roda respondem:– Uma hora! (e assim sucessivamente)Em certo momento o gato pára perto de alguma criança e pergunta:– O seu ratinho está?A criança responde:– Está, mas está escovando os dentes (a criança vai inventando pretextos para proteger o rato).O gato continua cantando na contagem em que ele parou, por exemplo: – Quantas horas são?– Quatro horas!O gato pára outra vez e pergunta:– Seu ratinho está?A criança responde que sim, então o gato corre atrás do rato para tentar pegá-lo.A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.

2-ESCONDE-ESCONDE


23/01/2009 SEXTA-FEIRA (LEVAR LEMBRANCINHA P/ CASA)

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-TEATRO IMPROVISADO (COM AS ROUPAS DOS PAIS)
VOCÊS PODERÃO IR CONTANDO UMA HISTÓRIA E AS CRIANÇAS IRÃO SEGUINDO. FICARÁ BEM LEGAL. NÃO SE ESQUEÇAM DAS FOTOS.
Aqui serve desde deixar as crianças vestirem roupas que são suas até usarem as fantasias que elas têm em casa.as roupas dos pais. Se puder, estique um lençol, um tnt e improvise um palco. Vale ir atrás de uma história ou improvisar tudo.
2-BRINQUEDO DE CASA

26/01/2009 SEGUNDA-FEIRA
HORA DO LANCHE
HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-BRINCADEIRAS: GATO MIA
A criança escolhida para ser o pegador precisa sair do recinto para os outros se esconderem. Quando voltar, no escuro, deve começar a procurar os amigos. Para ajudar na busca, ele pode fazer gracinhas para tentar fazer os "gatinhos" escondidos rirem e se denunciarem. Toda vez que o pegador encontrar um, deve dizer: "Gato, mia". Quem for pego mia, disfarçando a voz para o outro adivinhar quem é. Se acertar, o "gato" passa a ser o novo pegador. Se não, o jogo recomeça com o mesmo pegador.
2-TIRAR O RABO DO LEÃO
3-FAZER UMA MÁSCARA DE LEÃO
27/01/2009 TERÇA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1- BOCA DO FORNOUma criança é escolhida para ser o “mestre”, as outras crianças deverão cumprir a ordem que o mestre mandar.A brincadeira começa com o mestre fazendo as perguntas e todos juntos respondemMestre diz: Boca de forno?Todos: Forno!Mestre: Tira bolo?Todos: Bolo!Mestre: O que o mestre mandar?Todos: Faremos todos!Mestre: E se não fizer?Todos: Ganharemos bolo!O mestre dá a ordem e todos saem correndo para executá-la:Ex.: Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma pedrinha redondinha!; Vai ali, vai ali, vai ali e abrace um poste! Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma formiguinha viva! Use a criatividade! As crianças cumprem a ordem rapidamente e voltam correndo para a roda. Quem chegar por último leva “bolo” (ou tapinha na mão). O “bolo” pode ser substituído por uma “prenda” (as crianças escolhem alguma atividade – cantar, imitar um palhaço, fazer ginástica, etc – para o que chegou por último fazer).
2-DOMINÓ GIGANTE

28/01/2009 QUARTA-FEIRA

HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:

1-SEU RATINHO ESTÁ?
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro, é o ratinho e a outra fica do lado de fora, é o gato.O gato corre em volta da roda cantando:– Quantos horas são?Todos que estão na roda respondem:– Uma hora! (e assim sucessivamente)Em certo momento o gato pára perto de alguma criança e pergunta:– O seu ratinho está?A criança responde:– Está, mas está escovando os dentes (a criança vai inventando pretextos para proteger o rato).O gato continua cantando na contagem em que ele parou, por exemplo: – Quantas horas são?– Quatro horas!O gato pára outra vez e pergunta:– Seu ratinho está?A criança responde que sim, então o gato corre atrás do rato para tentar pegá-lo.A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.
2-ESCONDE-ESCONDE

29/01/2009 QUINTA-FEIRA
HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-BRINCADEIRAS: OVO NA COLHER (BOLA DE TÊNIS)
Esta precisa de um espaço grande - na quadra, por exemplo - e, de preferência, um local que possa fazer certa sujeira. Enfileirados lado a lado, cada participante coloca cuidadosamente um ovo cozido – ou não – numa colher e corre para frente. Vence quem chegar primeiro.

2-ESCONDE-ESCONDE
30/01/2009 SEXTA-FEIRA
HORA DO LANCHE

HORA DE PARQUES

HORA DE ALMOÇO

HORA DE DORMIR

HORA DE JANTAR

ATIVIDADES LÚDICAS:
1-DIA DE BRINQUEDO DE CASA
ATIVIDADE LIVRE
PIQUENIQUE
MENINAS
OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO,E QUE VOCÊS TENHAM UM MARAVILHOSO 2009.
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!

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